Se carregarmos uma embarcação miúda com excesso de peso:
Resposta Correta: D
A borda livre diminuirá
Por que está correta: Peso excessivo aumenta o calado e reduz a borda livre (reserva de flutuabilidade). Menos borda livre facilita embarque de água e piora a estabilidade/sustentação em mar agitado.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Correta: C
Todas as afirmativas estão corretas
Por que está correta: As classes de coletes são exigidas conforme a área de navegação e tipo de embarcação (oceânica, costeira, interior e moto aquática). O objetivo é garantir flutuabilidade e desempenho compatíveis com o risco da navegação.
Nunca devemos:
Resposta Correta: D
Afundar a marca do limite mínimo de flutuação
Por que está correta: Afundar a marca mínima de flutuação indica sobrecarga e perda de reserva de flutuabilidade. Isso aumenta risco de embarque de água, banda e naufrágio, além de comprometer manobrabilidade.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos aspectos médicos:
Resposta Correta: E
A reação do náufrago em se exercitar ou agitar vigorosamente na tentativa de se manter aquecido, aumenta consideravelmente o tempo de sobrevivência
Por que está correta: Movimentar-se vigorosamente aumenta a circulação e a perda de calor, acelerando a hipotermia e a fadiga. Em sobrevivência, a regra é conservar energia e reduzir exposição ao frio/água.
Em relação a moto aquática, é correto afirmar que seu condutor:
Resposta Correta: C
Deverá navegar com a chave presa ao colete ou pulso
Por que está correta: O cordão de segurança (kill switch) corta o motor se o condutor cair, evitando que a moto siga desgovernada. É medida básica de prevenção de atropelamento e colisões.
O navegante, em caso de dúvida quanto a existência de risco de abalroamento, deverá adotar o seguinte procedimento:
Resposta Correta: E
Presumir que tal risco existe
Por que está correta: No RIPEAM, dúvida = presunção de risco de abalroamento. Isso força postura conservadora: vigia reforçada, manobra precoce e clara para manter separação segura.
Quando duas embarcações de propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam em situações que envolva risco de abalroamento, qual a ação correta quanto a obrigatoriedade da manobra:
Resposta Correta: D
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa
Por que está correta: Em cruzamento a motor, quem avista a outra por boreste é a embarcação que deve manobrar e manter-se fora do caminho. A manobra deve ser franca, antecipada e, quando possível, evitar cruzar a proa.
Para que serve o colete salva-vidas que deverá ser guardado a bordo da embarcação na quantidade exigida pela legislação Náutica?
Resposta Correta: B
Para ser vestido no caso de ter que abandonar a embarcação, para que o náufrago flutue com ele
Por que está correta: O colete é EPI de flutuação para manter a pessoa na superfície em abandono/naufrágio. Quantidade conforme lotação garante que todos possam vestir e sobreviver até o socorro.
Ao me deparar com uma boia cardinal norte, eu entendo que é perigoso navegar:
Resposta Correta: D
Ao sul da boia
Por que está correta: Na boia cardinal norte, a água segura está ao norte; as marcas indicam perigo ao sul da boia. Portanto, é perigoso navegar ao sul, onde está o obstáculo.
De acordo com o RIPEAM, de forma a possibilitar a ação apropriada e eficaz para evitar abalroamento, bem como para ser parada a uma distância segura apropriada, cada embarcação deverá proceder:
Resposta Correta: E
A uma velocidade segura
Por que está correta: Velocidade segura é exigência do RIPEAM para permitir manobra eficaz e parada em distância adequada. Considera visibilidade, tráfego, manobrabilidade, vento/corrente e estado do mar.
Após um naufrágio, se estivermos por muitos dias em uma balsa salva-vidas, em relação ao consumo de líquidos, deve ser evitado a todo custo:
Resposta Correta: B
Ingestão de água salgada (água do mar)
Por que está correta: Ingerir água do mar piora a desidratação (excesso de sal) e pode causar náuseas e fraqueza. A sobrevivência prioriza racionamento e ingestão apenas de água doce disponível/coletada.
Abre-se uma balsa salva-vidas:
Resposta Correta: A
Dando-se um forte puxão num cabo que sai de dentro dela
Por que está correta: A balsa infla quando se puxa firmemente o cabo de disparo (painter), acionando o sistema de inflação. Esse procedimento permite abrir mesmo em situação de emergência e baixa visibilidade.
Logo após o rompimento do casulo onde é guardada a balsa salva-vidas, a mesma se infla por intermédio de:
Resposta Correta: B
Dispositivo automático de gás sob pressão
Por que está correta: A inflação ocorre por cilindro/dispositivo automático de gás sob pressão, que enche rapidamente a balsa. Isso garante abertura imediata para retirar pessoas da água e reduzir hipotermia.
A primeira providência, ao cair uma pessoa na água é:
Resposta Correta: D
Guinar, para o bordo que caiu o náufrago, e dar máquinas atrás
Por que está correta: Homem ao mar: a ação imediata é guinar para o bordo da queda e reduzir/colocar máquina atrás para controlar o seguimento. Assim mantém o náufrago à vista e reduz risco de atropelamento.
Para suspender de um fundeadouro, devemos:
Resposta Correta: A
Ir recolhendo a âncora, observando a posição da amarra em relação a proa
Por que está correta: Ao suspender, deve-se recolher a âncora observando o alinhamento da amarra com a proa para evitar atravessamento e esforço lateral. Controle da amarra indica quando a âncora está ‘a pique’.
Para fundear com corrente e vento, deve-se:
Resposta Correta: B
Aproar ao vento ou à corrente, sempre a quem estiver mais forte
Por que está correta: Para fundear com vento/corrente, aproa-se ao agente predominante (mais forte) para manter controle e evitar abatimento. Isso facilita largar a âncora no ponto e esticar a amarra corretamente.
O que vem a ser tença?
Resposta Correta: D
Tipo de fundo (qualidade)
Por que está correta: Tença está ligada à qualidade/tipo de fundo (holding ground), que determina se a âncora ‘pega’ bem. Fundo de areia/lama tende a dar melhor tença do que pedra ou vegetação.
As fainas (atividades) de fundear ou suspender devem ser feitas sempre observando:
Resposta Correta: E
As condições de vento, corrente e maré, procurando afilar-se (alinhar-se) ao que predominar mais
Por que está correta: Fundear/suspender exige avaliar vento, corrente e maré e alinhar a embarcação ao que predominar. Isso evita garrar e reduz esforços na amarra e no equipamento de fundeio.
Devemos evitar fundear em área:
Resposta Correta: E
Onde o espaço de giro da embarcação seja limitado
Por que está correta: Com espaço de giro limitado, a embarcação pode bater em obstáculos ou em outras embarcações ao rondar com vento/corrente. O fundeio seguro exige área livre para o círculo de giro.
Numa ponte que atravessava o rio, observou-se dois losangos amarelos um ligado ao outro pelos pontos laterais isto significa que o:
Resposta Correta: C
O tráfego está permitido nos dois sentidos
Por que está correta: Dois losangos amarelos ligados lateralmente indicam passagem/ tráfego permitido nos dois sentidos sob a ponte. A sinalização orienta a navegação segura no vão navegável.
As âncoras são, peças metálicas, capazes de:
Resposta Correta: B
Prender no fundo, para permitir que a embarcação se mantenha fundeada, ou seja, sem se deslocar da posição
Por que está correta: A âncora tem função de prender no fundo e manter a embarcação sem deslocar da posição. Ela gera resistência/aderência no leito, transmitida pela amarra.
A manobra efetuada quando se quer manter a embarcação com a proa chegada ao mar ou ao vento para aguentar um mal tempo, com pouco seguimento, fazendo uma esteira na popa devido a rotação do hélice, chama-se:
Resposta Correta: A
Por a embarcação à capa ou capear
Por que está correta: ‘À capa’ (capear) é manter a proa ao mar/vento com pouco seguimento para suportar mau tempo. Reduz pancadas e permite manter controle, criando esteira de relativa calma.
Os coletes salva vidas fabricados no Brasil deverão ser homologados pela DPC, e serão obrigatórios para embarcações que:
Resposta Correta: D
Realizarem atividades esportivas e estiverem classificadas em qualquer área de navegação, incluindo as miúdas
Por que está correta: Coletes homologados pela DPC são obrigatórios para embarcações em qualquer área de navegação, incluindo miúdas, quando em atividades esportivas. Homologação garante padrão de desempenho e segurança.
Uma embarcação com um hélice, com rotação direita, com leme a meio, partindo do repouso e hélice em marcha a ré, a proa guinará para:
Resposta Correta: E
Boreste lentamente
Por que está correta: Com hélice de rotação direita, em marcha a ré ocorre efeito evolutivo que tende a levar a popa para bombordo e a proa para boreste. Por isso a guinada da proa é para boreste, geralmente lenta.
Para se largar de um cais, com vento e corrente pela popa, deverei:
Resposta Correta: B
Largar todas as espias, exceto a que diz para ré, na proa, mantendo o leme na direção do cais
Por que está correta: Com vento/corrente pela popa, manter espia de ré na proa ‘segura’ a embarcação junto ao cais enquanto o leme aponta para o cais. Assim a proa não abre e facilita o controle da largada.
Qual das correlações abaixo está totalmente correta?
Resposta Correta: A
Boreste - lado direito da embarcação. Bombordo - lado esquerdo da embarcação, a vante - fica na frente, a ré - fica atrás
Por que está correta: Boreste é o lado direito e bombordo o esquerdo, olhando para a proa; vante é a parte da frente e a ré a de trás. Essa terminologia padroniza ordens e manobras a bordo.
Quando observamos, na carta náutica, a escala 1: 3000, isto quer dizer que:
Resposta Correta: C
A carta reduz, o trecho nela mostrado, em 3000 vezes
Por que está correta: Escala 1:3000 significa que a distância na carta é 3000 vezes menor que a real. Serve para converter medidas: 1 unidade no papel representa 3000 unidades no terreno/mar.
São equipamentos de combate a incêndio mais comumente encontrados a bordo das embarcações de esporte e recreio:
Resposta Correta: C
Extintores portáteis
Por que está correta: Em embarcações de esporte e recreio, o meio mais comum é o extintor portátil, por praticidade e resposta rápida. Sistemas fixos são menos frequentes nessas embarcações.
O incêndio da classe C é o:
Resposta Correta: E
Que ocorre em materiais elétricos
Por que está correta: Classe C envolve equipamentos elétricos energizados, onde água pode piorar (choque/curto). Usa-se agente adequado (CO2, pó químico), cortando energia quando possível.
Nas situações de normalidade, quando o hélice gira para direita (destrossino ou sentido horário) ele tende a:
Resposta Correta: E
Jogar água para ré e impulsionar o barco a vante
Por que está correta: A hélice empurra água para ré e, pela reação, impulsiona a embarcação para vante. Esse princípio é a base da propulsão (3ª lei de Newton).
Estou na cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil deverei pegar?
Resposta Correta: A
CO2
Por que está correta: CO2 é indicado para fogo em compartimento de motor e equipamentos elétricos por não conduzir eletricidade e não deixar resíduos. Atua por abafamento, reduzindo o oxigênio no foco.
Hipotermia se dá:
Resposta Correta: A
Qualquer água que esfrie o suficiente para abaixar a temperatura do corpo a menos de 35 graus Centígrado
Por que está correta: Hipotermia é queda da temperatura corporal abaixo de 35°C por exposição ao frio/água. Reduz consciência, coordenação e pode levar a arritmias e parada cardiorrespiratória.
O abandono por barlavento se justifica por ser onde as manchas de óleo terão menor extensão e:
Resposta Correta: A
A embarcação protegerá a descida do pessoal
Por que está correta: Abandonar por barlavento faz a embarcação servir de ‘escudo’ contra o óleo, ondas e deriva. A própria embarcação protege a descida e reduz contato com manchas de óleo.
Como é denominada a manobra efetuada quando se quer manter a embarcação com a proa chegada ao vento para aguentar o mau tempo, com pouco segmento, mas abatendo consideravelmente e formando uma esteira de calma?
Resposta Correta: C
Por a embarcação à capa
Por que está correta: ‘Pôr à capa’ mantém a proa ao vento com pouco seguimento e abatimento controlado, criando esteira de calma. É manobra clássica de mau tempo para preservar a embarcação e tripulação.
São cuidados importantes com o torniquete, exceto:
Resposta Correta: E
Nunca desapertá-lo
Por que está correta: O torniquete só deve ser afrouxado/removido por equipe treinada, pois pode reabrir hemorragia e causar choque. Mantém-se até controle definitivo do sangramento.
O colete salva-vidas deve ser:
Resposta Correta: D
Amarrado ao corpo, com a parte flutuante para frente
Por que está correta: O colete deve ser corretamente ajustado e amarrado ao corpo, com a parte flutuante à frente para sustentar tórax e cabeça. Ajuste errado reduz flutuabilidade útil e pode virar o usuário.
Numa atracação, com vento ou corrente perpendicular ao cais, com aproximação a sotavento, deverei aproximar com a embarcação:
Resposta Correta: A
Com um ângulo aproximado de 45° com o cais
Por que está correta: Aproximar a ~45° a sotavento dá controle com vento/corrente empurrando para o cais, permitindo corrigir com máquina e leme. Ângulo ajuda a ‘encostar’ sem bater de proa.
Caso o afogado não esteja respirando. Qual o procedimento correto?
Resposta Correta: E
Deitá-lo de lado, limpar sua boca de objetos que obstruam sua respiração e realizar a respiração boca a boca
Por que está correta: Se não respira, desobstruir vias aéreas e iniciar ventilação/resgate (boca a boca) é prioridade para oxigenação imediata. Em seguida, procede-se conforme protocolo de RCP quando indicado.
As ___ ficam na lama, na beira dos rios e têm um ferrão venenoso, na ponta do rabo:
Resposta Correta: D
Arraias
Por que está correta: Arraias vivem em lama/beira de rios e possuem ferrão venenoso na cauda, causando ferimentos profundos. O risco é perfuração e envenenamento, exigindo primeiros socorros e avaliação médica.
As regras para observar nos Portos, Costas e Vias Navegáveis são para:
Resposta Correta: A
Toda e qualquer embarcação
Por que está correta: As regras de navegação em portos, costas e vias navegáveis se aplicam a toda e qualquer embarcação. O objetivo é padronizar condutas e prevenir acidentes/abalroamentos.